quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O POEMA: UM TEXTO DESVALORIZADO


           Há alguns anos, era comum a prática de leitura dos poemas em quase todas as séries na escola. O professor pedia para os alunos lerem o poema para si mesmos e responderem questões interpretativas sobre a estrutura do poema. Outra prática comum nos educandários era o famoso “Concurso de Poesias”, sendo que os alunos declamavam suas poesias em sala e os melhores da turma passavam para a fase seguinte, declamando os versos para todos do colégio. Vencia quem melhor gesticulava e não errava a ordem das palavras.
            Dessa maneira, os educandos se dedicavam apenas a declamar bem. Eles não estudavam um poema como deve ser estudado, não faziam interpretações para o verdadeiro significado do poema, não sabendo o que o poeta quis expressar.
            Engana-se quem pensa que esta situação é diferente nos dias atuais. Ao contrário, somente piora a cada dia que passa, pois agora o poema é “ensinado” e “analisado” quase que somente no ensino fundamental. Alunos do ensino médio raramente têm contato com esse tipo de texto, pois o que realmente importa é saber a tradicional gramática e os períodos literários para vestibulares e outras provas importantes que os educandos irão realizar.
            Essas práticas de ensino fazem com que os alunos repudiem o poema. Muitos se sentem obrigados a realizar as atividades propostas e não sentem prazer em ler e interpretar um texto poético como ele realmente é. Deve-se trabalhar de maneira diferente para assim fazer brotar nos alunos o anseio para ler os poemas.
            O professor deve ser capaz de realizar a leitura, declamando e dando emoção à obra, para chamar a atenção dos alunos e mostrar qual o verdadeiro papel do texto poético: expressar o que o autor sentia e vivia quando compôs o poema.
            Há várias maneiras de trabalhar a interpretação de um assunto. A maioria dos professores não o faz por julgar desnecessário. Os poemas perderam seu sentido e se os educadores soubessem ensinar como ler e interpretar um poema, certamente essas produções textuais teriam seu valor reconhecido.

Texto escrito pela acadêmica e bolsista Talita Regina Roman Ronsani 

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