Há alguns anos, era
comum a prática de leitura dos poemas em quase todas as séries na escola. O
professor pedia para os alunos lerem o poema para si mesmos e responderem
questões interpretativas sobre a estrutura do poema. Outra prática comum nos educandários
era o famoso “Concurso de Poesias”, sendo que os alunos declamavam suas poesias
em sala e os melhores da turma passavam para a fase seguinte, declamando os
versos para todos do colégio. Vencia quem melhor gesticulava e não errava a
ordem das palavras.
Dessa maneira, os educandos se dedicavam apenas a
declamar bem. Eles não estudavam um poema como deve ser estudado, não faziam
interpretações para o verdadeiro significado do poema, não sabendo o que o
poeta quis expressar.
Engana-se quem pensa que esta situação é diferente nos
dias atuais. Ao contrário, somente piora a cada dia que passa, pois agora o
poema é “ensinado” e “analisado” quase que somente no ensino fundamental.
Alunos do ensino médio raramente têm contato com esse tipo de texto, pois o que
realmente importa é saber a tradicional gramática e os períodos literários para
vestibulares e outras provas importantes que os educandos irão realizar.
Essas práticas de ensino fazem com que os alunos repudiem
o poema. Muitos se sentem obrigados a realizar as atividades propostas e não
sentem prazer em ler e interpretar um texto poético como ele realmente é.
Deve-se trabalhar de maneira diferente para assim fazer brotar nos alunos o anseio
para ler os poemas.
O professor deve ser capaz de realizar a leitura,
declamando e dando emoção à obra, para chamar a atenção dos alunos e mostrar
qual o verdadeiro papel do texto poético: expressar o que o autor sentia e
vivia quando compôs o poema.
Há várias maneiras de trabalhar a
interpretação de um assunto. A maioria dos professores não o faz por julgar
desnecessário. Os poemas perderam seu sentido e se os educadores soubessem
ensinar como ler e interpretar um poema, certamente essas produções textuais
teriam seu valor reconhecido.Texto escrito pela acadêmica e bolsista Talita Regina Roman Ronsani
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