Através da imitação o homem adquiriu os primeiros
conhecimentos. Como a imitação é natural ao homem, a partir dela, aos poucos,
foram criando a poesia. O conhecimento de mundo que é conquistado através das
experiências e do convívio social é fundamental para compreender um poema. Horácio
já dizia que a poesia deveria ser dulce
et utile, isto é, propiciar à formação do homem não só o prazer, mas também
o conhecimento.
A leitura infantil tem uma função muito importante
na formação da aptidão leitora das crianças, contando com uma variedade de
textos. O poema vem perdendo seu lugar para outros tipos de textos. Reconhecemos
que esse gênero vem sendo deixado de lado no cenário educacional e na prática
pedagógica de muitos professores. E também, na maioria dos casos, o que se traz
nos livros didáticos acerca de poemas não propicia o desenvolvimento da
sensibilidade das crianças.
Muitas crianças só têm o contato com o poema em sala
de aula, o que não seria o certo. Portanto, a ausência do poema em sala de aula
gera uma falta de interesse e do gosto pelo texto lírico.Frequentemente o poema não é moldado de acordo com a sua especificidade, havendo uma preocupação muito superficial, sendo tratado em exercícios como a prosa, dando-se importância apenas para a parte gramatical. A maioria dos alunos sem um aprofundamento mais detalhado do poema não conseguem entender o que o poeta quis dizer, não tendo assim nenhuma ligação com a emoção estética. Por isso, hoje, quando se fala em poema, é pensando em um texto banalizado, pois em nenhum momento os elementos de sua estrutura são revelados para o aluno. E como declarava Johannes Pfeiffer, “Na poesia não importa a forma ‘bela’, mas a forma ‘significativa”.
Se uma criança irá gostar ou não de poemas, não podemos afirmar, mas é preciso que a escola dê o primeiro passo, incentivando os alunos sobre o imenso universo da leitura. Nos poemas, encontramos uma riqueza inquestionável. Ele nos permite o trabalho com a inflexão, o movimento, o gesto, a fala, a escuta e a recriação da linguagem. Apoiamos que um dos objetivos do professor ao utilizar um poema em sua didática é possibilitar que a criança aprecie as características do texto lírico e suscite o gosto para esse tipo de texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário