sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A falta do poema em sala de aula


Através da imitação o homem adquiriu os primeiros conhecimentos. Como a imitação é natural ao homem, a partir dela, aos poucos, foram criando a poesia. O conhecimento de mundo que é conquistado através das experiências e do convívio social é fundamental para compreender um poema. Horácio já dizia que a poesia deveria ser dulce et utile, isto é, propiciar à formação do homem não só o prazer, mas também o conhecimento.
A leitura infantil tem uma função muito importante na formação da aptidão leitora das crianças, contando com uma variedade de textos. O poema vem perdendo seu lugar para outros tipos de textos. Reconhecemos que esse gênero vem sendo deixado de lado no cenário educacional e na prática pedagógica de muitos professores. E também, na maioria dos casos, o que se traz nos livros didáticos acerca de poemas não propicia o desenvolvimento da sensibilidade das crianças.
Muitas crianças só têm o contato com o poema em sala de aula, o que não seria o certo. Portanto, a ausência do poema em sala de aula gera uma falta de interesse e do gosto pelo texto lírico.
      Frequentemente o poema não é moldado de acordo com a sua especificidade, havendo uma preocupação muito superficial, sendo tratado em exercícios como a prosa, dando-se importância apenas para a parte gramatical. A maioria dos alunos sem um aprofundamento mais detalhado do poema não conseguem entender o que o poeta quis dizer, não tendo assim nenhuma ligação com a emoção estética. Por isso, hoje, quando se fala em poema, é pensando em um texto banalizado, pois em nenhum momento os elementos de sua estrutura são revelados para o aluno. E como declarava Johannes Pfeiffer, “Na poesia não importa a forma ‘bela’, mas a forma ‘significativa”.
       Se uma criança irá gostar ou não de poemas, não podemos afirmar, mas é preciso que a escola dê o primeiro passo, incentivando os alunos sobre o imenso universo da leitura. Nos poemas, encontramos uma riqueza inquestionável. Ele nos permite o trabalho com a inflexão, o movimento, o gesto, a fala, a escuta e a recriação da linguagem. Apoiamos que um dos objetivos do professor ao utilizar um poema em sua didática é possibilitar que a criança aprecie as características do texto lírico e suscite o gosto para esse tipo de texto.

 Texto escrito pela acadêmica e bolsista Rafaela Kessler – referente ao texto “O poema,um texto marginalizado”

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