sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
As tecnologias implantadas na escola são bem utilizadas?
Quando hoje comparamos as escolas em relação algum tempo atrás, percebemos as transformações que ocorreram com o passar dos anos. Com o passar do tempo novas tecnologias são produzidas, como é o caso do telefone celular (que hoje possui várias funções, inclusive podemos acessar a internet por meio dele), também o computador (que cada vez é fabricado em tamanhos menores como é o caso dos netbooks e os tablets), entre outros.
Essas tecnologias por sua vez, passam a ser utilizadas por uma parcela cada vez maior da sociedade, principalmente pelos jovens. É indiscutível o fato de que cada novo instrumento produzido possui várias finalidades, e dentre uma delas está o objetivo de “facilitar nosso dia-a-dia”. Isto ocorre principalmente com tecnologias utilizadas em nosso cotidiano. Atualmente, estes implementos tecnológicos estão presentes também nas escolas, como é o caso do computador. Porém, será que os computadores são utilizados de maneira objetiva para a construção do conhecimento?
Para obtermos respostas altamente confiáveis e reais se faz necessário uma grande e trabalhosa pesquisa. Entretanto, como educadores que vivem nesse meio podemos antecipar algumas respostas. Diretamente falando podemos afirmar que tudo depende da situação vivenciada levando-se em consideração algumas particularidades. Estas, diretamente ligadas entre o aluno e o professor. Enquanto o aluno em sua qualidade de educando precisa ter maturidade, interesse e dedicação, o professor, por sua vez, que se utiliza de vários métodos no processo de ensinoaprendizagem precisa ter sempre o domínio do método e do conteúdo.
Para este processo (de utilização adequada dos equipamentos presentes nas escolas que nos ajudam a construir nosso conhecimento) acontecer de maneira satisfatória, necessita-se de uma boa relação entre o aluno e o professor (a). Portanto, se o aluno apesar de obter a oportunidade de expandir seu conhecimento ( quando ele na escola se utiliza do computador, por exemplo) não demonstrar interesse e ficar desperdiçando tempo acessando outros conteúdos no computador ( o que sabemos que acontece muito) ao invés do conteúdo necessário, também não vai ter sentido o professor se doar na sua tarefa como educador recebendo em troca o desinteresse do educando.
Esta é uma das questões que necessitam ser pensadas seriamente tanto no âmbito escolar como em diversos outros.
Texto escrito e publicado pela acadêmica e bolsista Paola Clein
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