sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Analisar, compreender e interpretar um poema


         Infelizmente são poucas as pessoas que são acostumadas a ler poesias, menos ainda, pessoas que lêem porque gostam. Muitos reclamam que não sabem interpretar um poema e se queixam que cada um tem sua maneira de interpretar, tendo seu próprio entendimento, que muitas vezes não é o que o autor quis passar. Diante desse problema, depois do texto escolhido, o que devemos fazer é ler, analisar, compreender e interpretar com mais competência.

            Para um bom aproveitamento dos poemas dos livros didáticos, é interessante conferir se foram apresentados em versão integral, se foi respeitada a disposição gráfica, entre outros aspectos. Um poema com ilustrações é uma boa, pois contamos com uma leitura em outra linguagem. Se o texto não for o original, é bom comentar com os alunos as mudanças. Outra alternativa, é buscar outros poemas de autores variados com assuntos semelhantes aos já estudados.

            Depois de escolhido o texto, agora iremos ler, analisar, compreender e interpretar o poema. Já lido o poema, analisaremos a estrutura externa – versos, pausas, acentos, rimas e estrofes. Estrutura interna – examinaremos as diferentes partes em que podemos dividir o conteúdo do poema, ou seja, o significado do poema. E a linguagem poética, que é composta pela fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, figuras de pensamento.

            Para compreender um poema é preciso que o leitor conheça os recursos lingüísticos. Conheça as circunstancias históricas em que o texto foi escrito. Compreenda as referências geográficas, lendárias, mitológicas, econômicas, políticas e religiosas para fazer certas associações.

            E, por último, para interpretar um poema, o certo seria ter um hábito pela leitura e o gosto por ela. Quando gostamos de algo, podemos compreender melhor sua representação. Procure palavras diferentes, aumentando seu vocabulário e sua cultura. Ler mais que uma vez o texto sugerido também é uma opção. Na primeira vez, nunca conseguimos entender o que o autor certamente quis dizer. Tenha muita atenção no que se pede nas questões, às vezes a interpretação está explícita no próprio texto.

            Em minha opinião, acho que essa é a melhor maneira para entender um poema. Seguindo esse caminho, você poderá chegar o mais perto do que o autor “realmente” quis dizer.

 

Texto escrito pela acadêmica e bolsista Rafaela Kessler - referente ao capítulo "Ritmo e cotidiano”, escrito por Antonio Ozório Nunes, na obra Como restaurar a paz nas escolas.

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