Quem trabalha hoje com a educação e leciona na área de Letras, percebe
que se fazem necessárias algumas mudanças quanto ao trabalho com textos
poéticos na sala de aula. O poema é visto por muitos como de difícil
interpretação. É o que Micheletti, Peres e Gebara também tratam em sua obra. Por
esse e também por diversos outros motivos o poema deixa de ser trabalhado em
sala de aula. Por outro lado, quando ele é trabalhado, nem sempre se obtem o
máximo no ensino-aprendizagem, ou seja, não se obtem o resultado esperado.
E isso acontece por
vários motivos, cuja discussão não se faz agora adequada. Vamos então tentar
ajudar o professor a exercer da melhor forma possível seu papel de mediador
entre seu aluno e o conhecimento passado através do texto poético. Em primeiro
lugar, para se trabalhar com o poema, se faz necessária a escolha de um texto. O
professor pode recorrer ao livro didático ou, se este não abordar o assunto ou
não apresentar poemas de maneira satisfatória, o professor pode buscar outros
meios para trazer o poema para sala de aula.
Cada
professor conhece o nível de desenvolvimento da sua classe e pode então adequar
o poema a ser trabalhado ao contexto no qual a classe se encontra. Assim, ele
pode trazer poemas que tratem de algum assunto polêmico ou de algum que
tematize o momento vivido pela sociedade, buscando dessa forma relacionar poema
e realidade. Em um segundo momento é necessária uma leitura, análise e
interpretação do poema. Lembrando sempre que devemos fazer com que os alunos
busquem sempre o conhecimento por si próprios.
Assim
sendo, se faz necessário também deixá-los fazer sua própria leitura. Deste modo,
cada um alcança seu próprio conhecimento. Mais tarde, podemos trabalhar
juntamente com os alunos para busca de uma compreensão em grupo sobre o texto.
É neste momento que se faz necessário que o professor exerça seu papel de
mediador do conhecimento. E a melhor forma para conseguir êxito nessa tarefa é
doando o máximo de si para que os alunos compreendam o texto poético e o seu
valor.
Assim, devemos trabalhar o poema por
si, não vinculado apenas ao ensino de gramática, ou algo nesse sentido. O poema
apresenta seu valor próprio e não pode ser submetido e/ou restringido apenas a
alguns de seus aspectos. Para sermos bons mediadores devemos valorizar o
assunto trabalhado e o poema, por exemplo, tem muito à nos oferecer, possui
diversos caminhos, assuntos que podemos trabalhar ao mesmo tempo em que
trabalhamos com o texto poético. Claro que tudo isso irá depender do
desenvolvimento do professor, em conjunto com os alunos, e também de outros
fatores. Porém, vemos a necessidade de
lembrarmos sempre da parte mais importante: oferecer ao poema seu
merecido valor.
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