quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CONHECER A SI MESMO É A MELHOR FORMA DE RESOLVER CONFLITOS


Os seres humanos, embora parecidos fisicamente, são diferentes na maneira de pensar e agir. Cada um muitas vezes tem sua opinião formada sobre determinado assunto e é difícil para alguém conseguir alterar isso. Mas, ao mesmo tempo em que o homem tem sua vida e costumes, ele deve partilhar isso com as outras pessoas de sua convivência. Surgem, então, os conflitos, pois não se pode forçar o outro a aceitar outras decisões e pensamentos. Mesmo assim, os seres humanos são obrigados a conviver com as diferenças e o local onde se tem o primeiro contato mais amplo com pessoas diferentes é a escola.
            Só é possível controlar o próprio pensamento e desejo por algo quando limites são estabelecidos. Os limites mostram o que cada pessoa pode ou não fazer. Mas o ser humano só consegue discernir para que servem esses limites quando adquire a maturidade necessária. Essa maturidade, quando desenvolvida no período escolar, deve estar acompanhada dos quatro pilares do conhecimento, criados por Jacques Delors em uma comissão estabelecida em 1993 pela UNESCO.
            Os quatro pilares têm uma visão integral de educação, que se dirigem à totalidade do ser humano. É papel da escola inserir esses pilares no cotidiano do aluno. São eles: Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.
a) Aprender a ser: segundo o “Relatório Delors”, a escola tem papel fundamental no desenvolvimento total da pessoa e deve preparar os alunos para elaborar pensamentos e agir por conta própria em determinados momentos da vida. A escola ensina os alunos a enfrentar as diferenças, tendo como resultado o respeito e companheirismo entre as pessoas.
b) Aprender a conviver: esse pilar mostra que a escola tem o objetivo de ensinar o aluno a se relacionar com os outros, respeitando as diferenças existentes e a ajuda ao próximo.
c) Aprender a conhecer: esse pilar diz respeito ao desejo de libertar-se da ignorância e adquirir o conhecimento. Deve-se instigar nos alunos o anseio de saber cada vez mais e ver que o que ele sabe ainda é pouco, se comparado a tudo o que se pode saber.
d) Aprender a fazer: neste pilar o aluno deve demonstrar coragem para realizar as tarefas necessárias e buscar os acertos, observando que o trabalho em equipe é compensatório. Este pilar mostra que individualismo não leva a lugar algum.
Juntos, esses pilares têm o objetivo de fazer com que o aluno crie certas habilidades de convivência com o outro e o respeito entre todos. Se essas habilidades não forem trabalhadas durante a infância, o indivíduo tornar-se-á arrogante, pois não estará apto a adaptar-se a outras pessoas e outros costumes. Quanto mais cedo as crianças forem submetidas ao processo de adaptação a outras realidades, melhores adultos elas se tornarão.
Deve-se expor e ajudar as crianças em situações conflituosas, para que elas sejam capazes de resolver as divergências de pensamentos e ações. Mas primeiramente elas devem ser capazes de resolver seus conflitos individuais, para depois partir para os conflitos interpessoais. Sendo assim, fica claro que conhecer a si mesmo é a melhor forma de evitar conflitos. 

Texto escrito pela acadêmica e bolsista Talita Regina Roman Ronsani

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