segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Relatório Delors: buscando construir a educação

        Tenho ouvido frequentemente muitas pessoas, inclusive professores, comentarem sobre situações lamentáveis na área educacional atual. O fato é que sobram opiniões pessimistas e desesperançosas a respeito enquanto é necessário que haja mais cidadãos que deixem a visão pessimista de lado e busquem alternativas realistas para melhorar a educação. 
        Um exemplo disso é a iniciativa da Unesco, que em uma Comissão Internacional de Educação teve como resultado o Relatório Delors, um documento que apresenta sugestões de políticas educacionais baseando-se em quatro pilares do conhecimento, que, segundo os autores, seriam a base para uma educação mais humana. 
        Tais princípios-base seriam: aprender a ser; aprender a conviver; aprender a fazer e aprender a conhecer. Ao contemplar todos esses quesitos a criança teria um convívio social muito mais pacífico, facilitando, assim, a superação dos conflitos. 
        A meu ver, é importantíssimo que a escola comece desses princípios básicos para construir cidadãos, pois “aprendendo a ser” a criança possui autonomia e isso é o que fará dela um ser humano mais seguro ao conviver com os outros, evitando a agravação de conflitos tanto internos, quanto externos. Se o aluno já aprendeu realmente a fazer algo, ele já pode fazer sozinho, não precisa mais de mediação de algum professor ou alguém mais competente, assim como na visão vigotskiana de aprendizagem. Se assim for, o aluno que aprendeu a lidar da melhor maneira com a violência, por exemplo, saberá agir de maneira justa no momento em que presenciar essa situação. 
        Importante, ainda, é estender o olhar para o outro, com quem eu convivo, estabelecendo um vínculo de cuidados e afinidades. Cada um aprendendo a ter domínio de si e segurança em suas relações, facilitará o caminho para o aprendizado intelectual, o “aprender a conhecer”. Ensinando a ser, ensina-se a conviver e ensinando a conviver ensina-se a aprender. É por isso que os pilares não se desintregam, estão vinculados uns aos outros na base de uma construção responsável de mundo. E, assim como em um edifício, dependem um do outro: se um falhar ou faltar, comprometerá toda a obra. Daí a importância de todas as etapas serem trabalhadas com cuidado, a partir disso é que deve ser compreendida a meticulosa responsabilidade da educação e a total dedicação de seus construtores.

Texto escrito pela acadêmica e bolsista Raissa Gabrieli Kaminski

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