segunda-feira, 26 de novembro de 2012

POEMA: EXPRESSÃO E ARTE

        Muitas são as formas tidas como eficazes para que um aluno em idade escolar se expresse melhor. A escola tem espaço para diversos tipos de leituras e atividades que envolvem a oralidade e a expressão. Seja através do teatro, da dança, da música ou da poesia. É nesta idade que o aluno pode ter a oportunidade de tomar gosto pelas consideradas artes, que estão presentes na nossa sociedade. O aluno pode recitar um poema usando gestos e palavras, assim o mesmo poderá melhorar a forma como se expressa. 
        O poema, entre outras coisas, tem sido usado na escola para que o aluno desenvolva a habilidade de se expressar e, na grande maioria das vezes, isso fica a cargo do professor de Língua Portuguesa. Não posso afirmar que isso ainda é feito em todas as escolas, mas historicamente o poema vem sendo usado em recitais que são promovidos em datas comemorativas, como o Dia da Bandeira, Dia da Independência, Dia das Mães etc. O uso do poema apenas nessas ocasiões, de certa forma, pode ser condenável, mas não usá-lo para nada é um descaso com a literatura e com a Língua Portuguesa. 
        A fragmentação dos poemas em livros didáticos, a leitura sem expressividade feita pelo aluno, sem a devida orientação do professor, ou ainda o uso do poema apenas como atividade lúdica, tudo isso faz com que o poema perca credibilidade. Visto como uma arte, usado como forma para avaliar a leitura e compreensão do aluno, esquecido por uns, venerado por outros, todo professor de Língua Portuguesa em algum momento irá se deparar com este gênero literário em sua jornada como educador. Uma arte que pode ser usada para promover a expressividade do ser humano deve ser tratada com respeito por todos os educadores que têm como ferramenta principal a língua falada e escrita para trabalhar. 

Texto escrito pelo acadêmico e bolsista Paulo Sergio Biesek

Nenhum comentário:

Postar um comentário