
Sinopse: Vozes
da iniciação à docência reúne e articula textos que tratam das
seguintes questões de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa na
Educação Básica: relações entre oralidade e escrita em textos de alunos
de sexto e sétimo anos; tratamentos dados à variação linguística em
livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD; gramática no
ensino fundamental de uma escola pública estadual paranaense – luta e
resistência; a formação do jovem leitor: como incentivar o gosto pela
leitura; divergências entre a prescrição e a realização das diretrizes
curriculares no ensino de Língua Portuguesa; o uso de recursos
tecnológicos e seu reflexo na atividade prática docente; a
descontinuidade na aprendizagem; e, por último, mas não o menos
relevante, a importância da participação da família no processo
educacional do aluno. Tendo como fundamentação teórica principal os
escritos de Bakhtin e Vigotski, os textos da obra buscam divulgar e, com
isso, por meio de possíveis contribuições do público leitor,
aperfeiçoar ações inovadoras de formação docente implementadas durante
os anos de 2010 e 2011, com continuidade nos anos de 2012 e 2013, em
instituições públicas de Educação Básica, no âmbito do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e
executado, dentre outras, na Área de Língua Portuguesa do Curso de
Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Pato Branco.
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